Partilhando...

Compartilho as postagens desse blog com todos os educadores que amam a sua profissão, com educandos, pais, mães, enfim com todos os protagonistas do processo educativo que direta ou indiretamente participam da Arte de Educar.

Esse blog tem como foco a partilha de experiências. Acredito que poderemos democratizar saberes e ampliar nossos conhecimentos a partir da postagem de vivências realizadas na área educacional. Aqui você encontra dinâmicas, cine fórum, atividades... Olhe sempre os arquivos!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CHARGE EM SALA DE AULA - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Trabalhar com uso da charge , em sala de aula,  permite que diversas atividades sejam realizadas, além de ser um material interessante para os alunos, a fim de torná-los cada vez mais capazes de construir os possíveis sentidos do texto como facilitador da integração prática.
Como sabemos a valiosa contribuição dos aspectos visuais são bem recebidos pelos alunos, dessa forma, o professor tem acesso a esse suporte pedagógico para o ensino de diversas áreas do saber. no sentido de estimular outras competências, capacidades emocionais e cognitivas dos discentes perante as disciplinas cursadas.
Veja uma atividade que apliquei numa turma de Pedagogia.

 DISCIPLINA - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

ATIVIDADE

1.Identifiquem nas charges, abaixo, as posturas  a respeito do/a professor/a. Essas posturas pretendem a conservação de práticas autoritárias e tradicionais ou pretendem oferecer meios pelos quais os alunos  possam ser sujeitos do processo educativo?. Por quê?
2.Essas práticas observadas interferem na avaliação escolar? Por quê?
3.Registrem,por escrito, as considerações a respeito da leitura, análise e discussão feita pelo grupo a partir das charges analisadas.
4. Escolham um relator para apresentar as considerações do grupo.
                                   
               



2 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE E DIFERENTE!ANTIGO, MAS QUANDO UTILIZADO TRÁS RESULTADOS MAGNÍFICOS.

    ResponderExcluir
  2. Observando as charges fica evidente que na primeira é um método tradicionalista onde o professor é autoritário e apenas dá ordens, não existe vínculo professor-aluno. Na segunda podemos observar que também não há interação com os alunos, a professora mostra na lousa o exercício e resolve o mesmo enquanto os alunos só assistem. Método excelente vemos na terceira charge onde o professor tem laços com os alunos, trabalha em harmonia, entende que os resultados finais quer sejam favoráveis ou não , foram frutos de um todo que foi ensinado, compartilhado, vivenciado por todos. Penso que este é o método mais eficaz. Parabéns Zelma por essa atividade.

    ResponderExcluir